-
Arquitetos: ColectivArquitectura
- Área: 307 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no centro de Lisboa e integrado num bairro histórico que é atualmente um dos mais cosmopolitas da cidade, o empreendimento ‘Paço do Duque’ resulta da intervenção operada num conjunto edificado anterior a 1500.
As novas funções agregam serviços nos pisos térreos dos três edifícios e habitação nos restantes níveis.
A adaptação de uma das fracções destinada a serviços, para escritório da agência de publicidade The Hotel, teve como ponto de partida um programa com premissas muito específicas, tal como uma intervenção de baixo custo e a necessidade de ser executada num curto espaço de tempo, mas que se configurasse como um ambiente de trabalho menos formatado, menos convencional, que deveria aproximar-se do conceito ‘home office’.
Tirando partido da estrutura pré-existente, que incorpora elementos resistentes da construção original, como o arco de meia volta em cantaria de pedra, que funciona também como filtro aos 2 níveis de trabalho, o arco é ‘atravessado’ pela escada de acesso ao nível superior, elemento ‘quente’ em madeira em contraste com a pedra do arco.
Formalmente o espaço está dividido em 3 zonas – a sala da entrada, multifuncional, que assume em simultâneo a função de vestíbulo e de distribuição para os 2 níveis, mezanino e piso térreo, correspondentes a duas zonas de trabalho distintas, associadas aos conceitos The Hotel e The Hostel, reflectindo a estrutura funcional da empresa.
A separação entre zonas de trabalho é conseguida pela utilização de planos verticais formados por molduras em madeira que tensionam telas têxteis microperfuradas, pontuando o espaço, e funcionando como filtros visuais que resguardam as áreas dedicadas ao trabalho em conjunto de pequenas equipes.
Os materiais utilizados nos revestimentos das paredes e pavimento – estuque e betão –, tratamento monocromático que atribui ao espaço um aspecto despojado, compensado pela utilização de um revestimento em madeira de Iroko em paredes e no tecto do compartimento de entrada.
A recuperação de materiais tradicionais de revestimento – o estuque em paredes, o mosaico hidráulico no pavimento da entrada contribuem para reforçar o caráter do espaço